Laboratórios Permanentes de Programação e Softwares Gráficos.

O curso de Publicidade e Propaganda da ESPM-SP vem oferecendo, desde agosto de 2019, aulas gratuitas de software nos laboratórios de informática da faculdade para alunos de todos os semestres e cursos. A partir de agosto de 2021 também será oferecido aulas gratuitas de introdução à programação.

Essa iniciativa, denominada Laboratórios Permanentes de Programação e Softwares Gráficos, visa oferecer aos alunos da escola uma formação complementar no uso de softwares de produção gráfica, edição de vídeo e introdução à programação. Os Labs PPSG têm como objetivo habilitar os alunos no uso de técnicas e ferramentas de design gráfico e edição de vídeo para criação e produção de conteúdo digital, criação e finalização de peças de comunicação visual para meios gráficos, ambientes digitais, vídeos para web, elementos HTML básicos, formatação básica via CSS, introdução ao framework Bootstrap e desenvolvimento de uma landing page simples.

Por conta das regras de isolamento social impostas pela pandemia do COVID-19, os Labs estão sendo ministradas remotamente, aproveitando-se, inclusive, do fato da Adobe ter liberado as licenças de uso de seus softwares, sem custo, como medida de colaboração durante o isolamento social.

A edição 2021_1 teve início no dia primeiro de março, com salas cheias, inclusive com a presença de estudantes das unidades Rio de Janeiro e Porto Alegre, já que uma das vantagens das aulas serem oferecidas via zoom é podermos contar com a presença de alunos de fora de São Paulo. O responsável pelas aulas de Softwares Gráficos, nesta e nas edições anteriores, é o Professor Dr. Alexandre Braga (http://lattes.cnpq.br/2620123422980018). O responsável pelas aulas de Introdução a Programação é o Professor M.e Carlos Rafael Gimenes das Neves (http://lattes.cnpq.br/2601249960546013).

Atualmente, o mercado de trabalho de comunicação tem exigido domínio de softwares gráficos e programação, mesmo daqueles profissionais que não atuam diretamente nas áreas de criação, design, produção e ciência de dados. Um exemplo bem representativo desse atual cenário pode ser percebido em uma matéria do jornal Meio & Mensagem de 8 de janeiro de 2020, que apontava as 15 profissões mais promissoras para 2020, segundo um levantamento do Linkedin. A que ocupa a primeira posição é Gestor de Mídias Sociais e em décimo segundo lugar a profissão de Assistente de Mídias Sociais. A matéria destaca que para o desempenho nas duas profissões é exigido o domínio de ferramentas como Adobe Photoshop e Adobe Illustrator, conforme link a seguir: http://bit.ly/2Qzu9rl

Saiba mais sobre os Labs PPSG.

1. Para participar, bastar ser aluno regular de graduação da ESPM de qualquer curso, qualquer semestre e qualquer unidade ESPM (enquanto as aulas forem oferecidas remotamente).
  2. Não há necessidade de inscrição, o aluno interessado deve acessar o link zoom no horário indicado no PDF publicado no site da escola “ambiente logado”: https://portal.espm.br/itens/10825/url
  3. Para a obtenção de certificado será necessário o comparecimento a 80% das aulas do respectivo Lab.

Veja quais Labs deverão ser oferecidos em 2021-2
(vide confirmação pelo PDF de divulgação, a ser publicado no ambiente logado do site ESPM no início do semestre)

LABSoftware/FerramentaCompetência
1Adobe PhotoshopSelecionar e transformar partes da imagem. Mesclar imagens com layers e masks. Edição, manipulação e ajustes de imagem, cores RGB e CMYK. Retoques e correções de imagens. Preparação de imagens para impressão e mídias digitais.
2Adobe IllustratorVetorizar imagens de variados formatos utilizando as ferramentas Curva de Bézier, Pathfinder e image tracing. Produção de layouts com uso de ferramentas de cor, formas, transformação dos elementos visuais e edição de texto.
3Adobe PremiereEdição de vídeo.  Edição de trilhas de áudio e vídeo, corte e montagem na linha do tempo do software.
4Adobe PortfólioCriação de portfólio digital. Produzir apresentações do portfólio de trabalhos em plataformas digitais.
5Adobe XDOficina de Prototipagem Digital em Adobe XD. Prototipagem em baixa e média fidelidade, interação com usuário e interface entre Adobe XD e outros softwares do pacote Adobe. Prototipagem de produtos com intuito de validar ideias e realizar testes com usuários.
6Adobe DreamweaverLinguagem de marcação em HTML. Estilos de página HTML com CSS. Desenvolvimento de sites que se adaptem a diferentes formatos de dispositivos. CSS para Design Responsivo.
7Adobe InDesign  Diagramação de páginas de forma eficiente, utilizando as ferramentas para agilizar os processos de editoração eletrônica. Editoração e Diagramação: Frames de texto, imagem, textos em contorno, páginas-mestre.
8Introdução a ProgramaçãoElementos HTML básicos, formatação básica via CSS, introdução ao framework Bootstrap e desenvolvimento de uma landing page simples

Conheça também...